Alcimar Ramos: Guitarras com Singles e Humbuckers qual potenciômetro usar ? Eis a solução!!!

domingo, 28 de julho de 2013

Guitarras com Singles e Humbuckers qual potenciômetro usar ? Eis a solução!!!

Singles necessitam de Potenciômetro de 250k e Humbucker de 500k, mas e se minha guitarra tem os dois o que fazer?

Muitos usam Potenciômetros de 500k mesmo com 2 singles e um humbucker, deixando os Singles com excesso de agudos e estridentes demais.
Para resolver esse problema recorri a um esquema que o Grande Luthier John Shur usa em suas guitarras, colocando Resistores em Paralelo com o Potenciômetro (que também é um tipo de resistor).

Basta soldar os resistores na chave de timbre de 5 posições na posição dos Singles, quando a chave esta nos singles o Potenciômetro entra em paralelo com o resistor soldado na posição e fica com 250k e no Humbucker fica normal com 500k, pois na primeira posição da chave que é do Humbucker não tem resistor soldado.Isso se você usar os resistores de 500k na chave, os mais fáceis de achar são os de 470k, foi o que usei nos testes.

Potenciômetro da foto que usei pra testes é de 500k mais ta batendo 472k para o Humbucker e 235k para os singles, soldei um resistor de 470k na chave nas posições dos captadores do braço e outro na posição meio.

MODO DE FAZER:
Não tem mistério é só soldar uma perna do Resistor na chave do Single e outra perna na carcaça da chave, a chave deve estar aterrada, ou seja, tem que ter um fio soldado na carcaça dela para a carcaça do potenciômetro.

Veja na foto a chave com o potenciômetro de 472k, quando está na posição dos singles fica com 235k valor bem próximo dos 250k indicados para os Singles.


Na chave da foto acima o resistor está na 3º posição, a do capitador do braço. Bem, pra quem quer saber melhor como funciona uma chave de 5 posições veja as imagens abaixo.



Veja quais terminais fazem contatos em cada posição, Geralmente só usamos os primeiros 4 contatos 1 2 3 0



6 comentários:

  1. Amigo. E se for o inverso? Deixe-me explicar. Tenho um par de singles que são únicos em configuração, os da Fender Jaguar, que usam pots de 1 Mega, e quero colocar numa guitarra junto com um humbucker. Dai eu tenho 2 singles que pedem 1 Mega e um humbucker que pede os tradicionais 500K. Eu até já tinha ouvido falar dessa defasagem de 500 para 250, mas até hoje não consegui quem pudesse me ajudar em "diminuir" 1 mega para 500 ?

    Me ajudaria muito se puder me ajudar nessa.

    Raul

    ResponderExcluir
  2. Coloca um resistor de 1 Mega em paralelo com seu potenciômetro, e vai ter 500k !!!

    ResponderExcluir
  3. Tenho uma guitarra com 2 humbucker e 1 single. Como fazer?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. facil d+! so achar a posicao do meio na chave! e joga o resistor na chave no pino correspondente! o cara fala isso la

      Excluir
  4. vou fazer esse esquema na minha tb!! o resistor é 470k msm? a tolerancia nesse caso importa? resistores com tolerancia pequena tb pode ser usado?

    ResponderExcluir
  5. Mas esse potenciometro de 500k eh o de volume, né isso?
    E os potenciomentros de tone? como usar? qual referencia?

    ResponderExcluir